Telas flexíveis, robôs e humanos virtuais: as apostas futuristas da CES

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A Consumer Electronic Show (CES), que ocorreu em Las Vegas, chegou ao fim hoje (10) após mais uma edição. Durante os quatro dias de exposição, embora nenhum avanço definitivo do mercado tenha sido apresentado, ao contrário do que ocorreu na estreia do evento em 1967, quando a miniaturização dos toca-discos foi revelada, algumas direções significativas do mercado foram delineadas.
Aqui está uma seleção de tecnologias e conceitos que, embora ainda necessitem de refinamento e desenvolvimento, definitivamente oferecem um vislumbre de um futuro não tão distante.

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Telas flexíveis
Nenhum dos smartphones ou notebooks com telas flexíveis exibidos na CES estava em sua versão final de produto. Consequentemente, poucos dos componentes de hardware e software desse tipo estavam funcionando de maneira ideal. Vale a pena considerar que essa tecnologia foi recentemente implementada nos primeiros dispositivos desse tipo. Mesmo o Galaxy Fold, da Samsung, que foi apresentado em 2019, não se mostrou um produto completamente finalizado e precisou de uma nova versão com revisão do design original. No entanto, o fato de a Microsoft estar fazendo uma forte campanha para popularizar a adoção do Windows 10X, uma versão do sistema operacional adaptada para dispositivos com telas dobráveis e duplas, confirma que a flexibilidade inevitavelmente terá um papel importante. Na imagem abaixo, o ThinkPad X1 Fold da Lenovo demonstra como o Windows opera em uma única tela.

Imagens de computação gráfica ultrarrealistas
Um projeto chamado Neon, da Star Labs, uma subsidiária da Samsung, trouxe para a feira os chamados “humanos artificiais” – avatares gerados por computação gráfica em tempo real, equipados com inteligência artificial e capazes de compreender o contexto das interações em que estão envolvidos. Segundo a empresa, a ideia é criar “representantes de serviços, consultores financeiros, profissionais de saúde ou concierges”. Com o tempo, eles também poderão substituir “âncoras de TV, atores, porta-vozes ou até mesmo ser nossos amigos e companheiros”.

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Nos testes da tecnologia, embora os movimentos dos avatares fossem realistas, devido à base em pessoas reais, as respostas durante as interações não convenceram. No entanto, é interessante notar que a computação gráfica também está passando por um período de lançamentos na área de hardware, como a primeira incursão da Intel em placas gráficas, após anos em que esse mercado foi dominado pela AMD e Nvidia.

Lares conectados
Uma variedade de dispositivos domésticos, desde a cozinha até o quarto, e do banheiro ao quintal, impulsionados pela inteligência artificial (IA), dominaram a feira. Há produtos para animais de estimação, como o iKuddle, uma caixa de areia para gatos que monitora toda a rotina do animal. Outro destaque é a vara de pescar ioTrapster, ideal para viagens familiares de fim de semana, cuja característica única é alertar quando um peixe morde a isca. Nos espaços mais íntimos, merecem destaque os brinquedos sexuais de alta tecnologia da startup americana Lora DiCarlo. Esses dispositivos são controlados por software especializado em proporcionar prazer às mulheres no momento certo.